História

Mario Arnaud é neto do casal de montanhistas Vitalina Rodrigues e Mario Pimenta Rodrigues que em 1936 foi um dos fundadores do Centro Excursionista Light.

Nesta época seus avós participavam de excursões para as principais montanhas do Rio de Janeiro, como as localizadas na Floresta Tijuca e na Serra dos Órgãos: Dedo de Deus, Agulha do Diabo e Pedra do Sino.

Abril de 1960: Marta Arnaud, Alfredo e Cidália (tios) e avó Vita. Ao fundo o Dedo de Deus e Cabeça de Peixe

Devido à influência, desde pequena a mãe de Mario passou a praticar montanhismo acompanhada dos pais. No ano de 1952, durante uma excursão promovida, desta vez, pelo CEB – Centro Excursionista Brasileiro, considerado o mais antigo da América do Sul com data de fundação em 1919, Vilma conheceu Luiz Arnaud.

Os dois passaram a praticar juntos o montanhismo, participaram do Curso de Adestramento e também fizeram o curso de Guias promovidos pelo CEB se tornando o primeiro casal de montanhistas da América do Sul com essa formação.

Atuando como guias em excursões para montanhistas o casal contagiou também os filhos Marta, Mario e Claudia. E com essa herança genética e de tradição Mário Arnaud representa hoje a 3ª geração da família no montanhismo.

Mario e Luiz Arnaud no cume do Dedo de Deus em 24.07.1987

A primeira experiência de Mário com a prática do montanhismo foi aos 7 anos de idade, no Pico do Papagaio, na Floresta Tijuca. Aos 12 anos, realizou o Curso de Adestramento também promovido pelo CEB, e como prova final participou da escalada da face leste do Dedo de Deus, inclusive guiando esta escalada.

Desde então não parou mais e aos 18 anos se tornou Guia do mais tradicional Clube de Montanhismo do Brasil o Centro Excursionista Brasileiro.

Mario escalando de bota rígida no Morro da Babilônia

Escolheu a escalada por ser um esporte que desafia o homem em busca da superação dos seus próprios limites, além de possibilitar o contato direto com a natureza.

E em mais de 38 anos de experiência Mario acumula em seu currículo esportivo mais de 300 vias de escaladas conquistadas para o montanhismo. São vias de escaladas abertas em montanhas de várias regiões do país. Esse trabalho oferece aos montanhistas novas opções de escalada com segurança.

Algumas de suas vias receberam o nome de integrantes da família: podemos encontrar no Morro da Babilônia as vias Luiz Arnaud e Vilma Arnaud outra via mais recente em homenagem ao nascimento do seu filho é a Mateus Arnaud conquistada no Pico Maior em Friburgo há 6 anos, esta via tem 800 metros e é uma das 10 maiores vias do país.

Luiz Arnaud conquista no Capacete – Nova Friburgo (RJ)

A paixão pelo esporte, que pratica desde criança, acabou definindo o seu rumo profissional também. E toda essa experiência é compartilhada na distribuição e representação de importantes marcas de equipamentos para a prática da escalada, montanhismo, trekking e outros esportes radicais que proporcionam ao praticante contato direto com a natureza.